terça-feira, 21 de julho de 2009

Do espaço sideral amapaense para o Casarão!

Com a responsabilidade de ser a primeira banda do Amapá a, efetivamente, circular em grandes festivais independentes, a Mini Box Lunar vêm com uma total distinção nas suas músicas, sejam elas entre si ou entre todas as suas influências. Com uma conversa totalmente descontraida com 4 membros da banda falando ao mesmo tempo numa mesma janela, a banda revela que trarão surpresas que só contarão e mostrarão quando estiverem em cima do palco do Mirante 2 e meio.


Confiram a conversa:


- Felipe K! diz:
Primeiramente,me falem da banda: quando ela surgiu, se era esse mesmo nome e mesma formaçao?
...Sady Pimenta # diz:
Bom, da formação só mudou o batera. Saiu Taiguara de orleans e entrou Pepeu Ramos.O nome da banda surgiu de nome que são denominados os mercadinhos de bairro aqui no norte, no caso Mini Box.
Heluana diz:
O nome da banda sempre foi esse e nunca tivemos dúvida sobre
Alexandre diz:
A banda surgiu ano passado... Creio q acabou de completar 1 ano, né gente?!
Heluana diz:
Nós tínhamos músicas escondidas e viviamos separados e sozinhos...
JJ diz:
...dai a gente se encontrou num por do sol... [rsrs]
...Sady Pimenta # diz:
E com nossas roupinhas vintages e coloridas fizemos um bom som! [:D]
- Felipe K! diz:
Haiuehaiueae.. eae dpois do bom som a banda seguiu firme e forte.?
JJ diz:
Entao, pra mim pelo menos, eu sempre achei que a mini box não poderia se conter.
- Felipe K! diz:
Pode crer.. e nesse um ano a banda ja aculuma qtas musicas autorais?
...Sady Pimenta# diz:
Cara, a Helu deve saber... Diz ae helu! Eu nem conto mais.
Alexandre diz:
Poutz...pelo menos umas 30, já?!
...Sady Pimenta# diz:
Mais
JJ diz:
50, por ai!
Alexandre diz:
a maioria das composições são de Helu,Otto e Sady
Heluana diz:
Até que nós todos nos conhecemos e mostramos as musicas que tínhamos e gostamos das músicas um do outro e o fato delas não se assemelharem com nada do que temos na cidade e não se assemelharem nem entre si, fez nos perceber que isso era o que nos vinculava. E vincula até hj.
- Felipe K! diz:
Porra, q bacana. então creio o show de voces é totalmente autoral ne??
...Sady Pimenta# diz:
sim, sim. Desde o começo.
Heluana diz:
É totalmente autoral.
- Felipe K! diz:
Eu andei escutando o myspace de vcs e vi q da sacar pra varios elementos musicais, seja qndo falo de instrumento ou de estilo musical. Quais são as principais influencias q voces podem citar? Pode ser banda, literatura, historia, pai, mãe...
Alexandre diz:
Em linhas gerais, o q nos guia é um som retrô...70/60. Acho q o q nos diferencia é pq não nos fechamos, por exemplo, em "vamos soar como as bandas inglesas do início dos anos 60". Deixamos rolar a brasilidade, "tropicalidade" (ou tropicalismo) e às vezes as partes surgem de brincadeiras mesmo.
...Sady Pimenta# diz:
A influencia pra mim hoje não é uma questão de referencia saca? Tipo, essa ou aquela banda me fizeram fazer isso, aquilo, por conta deste ou daquele detalhe. Hoje o que eu chamo de influencia é a liga que bate conforme o estado de espirito que a coisa carrega, sacou? Exemplo: Ver os desenhos do arnaldo baptista; ver a força que o Sergio Sampaio passava nas musicas deles; ver como o Roberto Carlos tornou-se espellho da musica brasileira. (Não entrando no merito de vc gostar ou ñ do que vê no espelho). Todos esses exemplos me levam aos sentimentos necessarios da produção. Creio que escolhemos uma timbragem pra brincar em cima. Claro que tbm posso falar do outro lado, mais referencia e tal. Mas de resto fazemos o que vier a cabeça, seja folk, marchinha, valsa, roquenrou...
JJ diz:
eu penso nas misturas, no caetano e nos mutantes, no clima do zeitgeist. hahah...
Heluana diz:
Van Gogh, Cherret, Clarice Lispector, Almodovar, Kafka, Odair José+Tarantino, Pata de Elefante+Roberto Villar, Caixinha de Música+ distorção...
...Sady Pimenta# diz:
Aeeee... Helu no jogo, mandou ver! Assino embaixo. Cara, o brega me influencia demais ó... Odair, Paulo Diniz, Altemar dutra, Nelson gonçalves... [:D] Por conta da sinceridade que eles passam sabe?
- Felipe K! diz:
E assim galera, dentro desse um ano de banda e ,digamos assim, presença efetiva na cena independente enquanto musicos, como vcs avaliam o espaço q vcs tiveram pra mostrar o trabalho de vcs nesse tempo? Foi facil, dificil... deu pra divulgar bastante?
...Sady Pimenta# diz:
Cara, acho que dentro da ideia de região sem fronteiras executada pelo circuito fora do eixo, não foi o mais facil possivel, mas foi o que possibilitou essa exposição e movimentação. Acho que de resto, joga ali pela movimentação da era de aquario, porque a gente tem dado bastante sorte [:D] Alexandre diz:
Tem q ter coragem e meter a cara, correr atrás e ainda contar com um pouco de sorte. Nada é fáaaacil, mas quem quer fazer, faz. O Fora do Eixo possiblita circular e ter uma visibilidade mto bacana, q não seria possível se todo mundo quisesse obter isso da grande mídia.
Heluana diz:
A gente não circulou tanto assim, embora sejamos a banda de rock de macapá que tenha se apresentado no maior número de festivais importantes, e isso serve de estímulo e exemplo pra gente enquanto coletivo e enquanto banda.
...Sady Pimenta # diz:
E dentro desses termos de circuito, a gente conseguiu coisas ineditas ainda aqui pelo Amapá, como sair numa revista de circulação nacional, a Rolling Stone. Então avalio como "baratotal" pois em um ano nossa exposição foi realmente foda.
Alexandre diz:
E teve uma citação na Bravo tb, ficamos mto orgulhosos!
- Felipe K! diz:
Pode crer.. então o ano de vcs foi bem proveitoso ne?? meus parabens! Deu pra ver q vcs conseguiram algumas coisas bem memoraveis. Mas em questão de shows: Quais vcs podem citar como marcantes e importantes pra banda durante esse tempo??
...Sady Pimenta# diz:
O show no festival 'se rasgum', de Belém. Acho que desse tempo todo ainda foi o mais marcante, pois como a helu disse uma vez: "Uma coisa meio transcendental e a gente de repente se viu numa outra época, aí abrimos os olhos e estávamos no 'se rasgum'". Já o Grito Rock Cuiabá foi um ponto importante pra consolidar a ideia de artista igual pedreiro, pois foi no espaço cubo que vimos de perto como a coisa toda funciona, apesar de que eu to pensando agora que todo show pra gente foi importante, pois em todo show a gente faz uma festa.
JJ diz:
Essa cena independente de forte lucidez politica cultural que vem se estrururando, digo o circuito Fora do Eixo, tem possibilidatado o fluxo e a comunicação de forma incrivel, trazendo uma percpectiva de vida a uma banda. A forma q a gente repercutiu pelo 'se rasgum', alem da galera ter curtido, mas toda a articulaçao q existe pra se veicular uma banda, uma informaçao, o como estao interligados, é algo cada vez mais crescente. Tocar no em cuiaba foi mais um fortificador enquanto coletivo, eu creio.
Alexandre diz:
Nossa, q erudição, JJ!
...Sady Pimenta# diz:
hehehehe...
- Felipe K! diz:
E as músicas de vcs: quantas ja gravaram e onde??? Tem alguma musica q vcs podem destacar como 'aquela q a galera gosta'?
...Sady Pimenta # diz:
A gente ta em processo de finalização do demo. Mas assim, eu acho que as músicas dependem do lugar. São muitas 'trips': tem "Gregor Samsa", que no show as vezes bate mais liga por ser um 'baby-folk-lisergico' que já fizemos muito nos shows. Tem "Discos do Odair" que surpreende muito a galera, pois tem o lance do 'brega incidenteal'... Acho que naum da pra dizer uma, até porque elas são bem distintas.
JJ diz:
Ah, "Discos do Odair"!
Alexandre diz:
Começamos meio diferente. Ao invés de fazer primeiro um cd-demo, fizemos um dvd-demo. Até pq a imagem da banda contribui bastante pra aceitação q ela tem. Se tu deixar acho q vamos escrever as 50 aqui. heheh... Eu falo de pelo menos 30. [:D]
Heluana diz:
"A boca", que não se parece com nda, "Amarelasse", q é uma marchinha.
- Felipe K! diz:
Então q dizer q vcs fizeram um dvd-demo como primeiro trabalho concreto de vcs, certo??
...Sady Pimenta # diz:
Isso! a gente queria pleitear vagas em festivais, mas não tinhamos material nenhum pra enviar e tal... Daí como temos toda uma questão estética envolvida, foi decidido pelo video.
- Felipe K! diz:
Quantas musicas tem, de q forma foi gravada e se vcs vão ter disponiveis pra vender ou entregar no festival casarao?
Heluana diz:
Ele foi gravado na casa da casa da JJ, na sala da casa.
JJ diz:
Em uma bela tarde.
...Sady Pimenta# diz:
Em um gravador de mini dv e apenas duas cameras
Alexandre diz:
Foi gravado pelo parceiro ROnix (You Wide produções e vocal da banda Marttyrium) e
estará disponível no Casarão com certeza!
...Sady Pimenta# diz:
Pro casarão estamos aprontando uma demo...gravada no pholiphonic records, estudio do otto ramos, tecladista da banda. Só naum sei quantas musicas vão ser, alguem sabe??? 5 neh? Acho que 5 ou 7, algum numero impar que tenha a ver com alguma coisa viajuda da era de aquario [:D]
Alexandre diz:
Como diria a música..."depende de nóooos..."
- Felipe K! diz:
auiehiuaheiuae. massa! Então teremos o dvd e o cd disponiveis no casarao?
JJ diz:
Com certeza!
...Sady Pimenta# diz:
Sim sim.
Heluana diz:
É possivel que sim.
Alexandre diz:
Assim planejamos!
Heluana diz:
Égua, façam mistério!!!
...Sady Pimenta# diz:
...pois éntão, não sei, talvez [¬¬] huahuahuahuahuua...
- Felipe K! diz:
Ih, ja era.. eu tenho o furo [:P]
...Sady Pimenta# diz:
Ulha! uahhuahuahua...
Alexandre diz:
Contanto q não seja meu furo, blz [:S]
- Felipe K! diz:
Haeiuhaiue... Mas então... [:P] E ultimamente, falar das expectativas pra viagem e estadia em Rondônia: Acham q pelo fato de ser um ponto fluente pelo circuito fora do eixo, acham q estarão em ksa, digamos assim, e o nervosismo tmb deva diminuir? oq vcs estao esperando a respeito do festival?
...Sady Pimenta# diz:
Cara, pelo que jah saquei em comunidades, blogs e afins, eu espero um festival de responsa, porque o pessoal que se mostra envolvido, se mostra bem serio no quesito produção e com bastante amor a musica. Pelo que to vendo, a curadoria tá sendo feita com carinho, sabe? Dentro da questão musicalidade variada. Já em questão ao nervosismo, acho que nem rola mais pra mim. O Otto, da banda, sempre fez varios papeis dentro da banda e um deles foi psicologo sabe? Ele já nos fez entender que apesar de ser um novo show, um novo festival, uma situação nova, o carinho que temos por nossa musica é sempre o mesmo, então é só chegar legar e despejar todo esse amor musical que temos. 'All we need is love!' [:D]
Alexandre diz:
Cada viagem é uma nova perspectiva. O legal é q o Otto já teve contato pessoalmente com o Vinícius, isso já deve nos deixar bem à vontade mas geralmente a ansiedade é mais ou menos a mesma. E, na verdade, com o tempo cada vez mais nossa responsabilidade aumenta, conforme nos dão mais credibilidade. Mas estamos ae pra isso!
Heluana diz:
Pra mim é sempre um pânico. sonho sempre antes de um show! Penso no público, no que poderia dizer no palco. Quero descer do avião logo, saber como as pessoas se comunicam naquele estado, quais as peculiaridades... Vai ser muito bom voltar pro Amapá, ou mesmo dizer aos outros cantos da país q estivemos aí. Esse pineirismo nortista me deixa ainda mais apaixonada por esssa banda, pelas pessoas que trampam pela cultura no norte.
JJ diz:
Eu to tranquila, com uma ansiedade bacana em relaçao a circular. Eu to muito afim de ver como funcionam as coisas por ai. Bem... estar no palco de fato nem sei oh, nunca penso nisso. Só cai a ficha qndo eu ja to la e pronto, fudeu! [rsrs]
- Felipe K! diz:
Massa!

...

eu qria fazer uma sessão de jogo rapido com vcs: eu falo mando uma pergunta breve, e vcs respondem com uma frase breve ou uma palavra, pode ser??
...Sady Pimenta# diz:
Ok
Alexandre diz:
Na hora!
JJ diz:
ok!
- Felipe K! diz:
Uma frase perfeita pra o minuto antes de entrar no palco.
...Sady Pimenta# diz:
hey ho, lets go!
Alexandre diz:
'já?!?!'
Heluana diz:
'Cadê a água?'
JJ diz:
'toma-te!'
- Felipe K! diz:
Aee... La vai outra. Um albúm ou musica pra ouvir nas tardes ensolaradas.
...Sady Pimenta# diz:
'Loki - Arnaldo Baptista' deixa até as noites mais escuras, ensolaradas. [:D]
Alexandre diz:
'canto de ossanha - vinicius de moraes'
Heluana diz:
Se for de domingo: a última composição da mini box lunar. [^^]
JJ diz:
Ah, nao sei pq pensei em 'air - o talkie walkie'
- Felipe K! diz:
Lá vai outra. Uma pessoa (pode ser qualquer uma) pra dividir o palco com vcs no Festival Casarão.
JJ diz:
Jupiter maçã! auhahu...
Heluana diz:
Aiiiii! Dificil essa!!!! Arnaldo Baptista!!! Foi o primeiro q pensei.
Alexandre diz:
Estando toda a banda no palco, já fico satisfeito :)
...Sady Pimenta# diz:
minha resposta é arnlado baptista.
- Felipe K! diz:
Hiuehaiue.. massa. E a ultima pra terminar... Uma hora do dia pra escutar Mini Box Lunar.
Heluana diz:
17h.
Alexandre diz:
07h:45m
JJ diz:
É, 17:00h!
...Sady Pimenta# diz:
De manhã. naquela hora quase de manhã que os passarinhos começam a cantar pra mudar a cor do céu. ou logo depois da vinheta do "corujão", que deixa as coisas mais simples com cara de cinema. Acho que a gente tocaria bem ali.
- Felipe K! diz:
Valeu galera!

FICHA TÉCNICA:




Alexandre Avelar
25 anos
Guitarra e backing vocal (e baixo/violão às vezes)

signo: virgem [:P]
Alem de músico, é membro do planejamento do Coletivo Palafita, é Bancário e concluinte do curso de Ciências Sociais.
tem uma outra banda, Samsara-maya, em q canta e toca.



Jenifer Nunes "JJ"
Vocal
20 anos
estudante de artes visuais
é da comunicação do coletivo palafita.




Helô Quintas
vocal
26 anos
fez letras, trancou filosofia e trabalha numa penitenciária
É do Planejamento do Palafita





Sady Pimenta
23 anos
não sabe o signo dele
vive de freelances, serviços de computação
membro do coletivo palafita.
Tem 2 projetos paralelos, as bandas "Clube dos Corações Efervescentes"e "Sambas Folks sobre Amores Psicodelicos"


Otto Ramos
toca orgao, teremim
29 anos
não sabe se tem signo,
pesquisa arqueologia e faz história
é do planejamento do Palafita,




Pepeu Ramos...
Baterista
24 anos
é irmão do Otto Ramos...
tem um projeto chamado "genezis" e outro chamado "tem deck?"
Dono do Estúdio Poliphonic








Felipe Carlos - Coordenação de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário