segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Festival Casarão leva Porto Velho ao renome nacional sem apoio de prefeitura e governo

O tradicional Festival Casarão que completou 10 anos, realizou durante os dias 04,05 e 06 de setembro uma grande festa no Mirante 2 e Meio. Estiveram reunidos na capital Porto Velho. Mais de vinte e cinco bandas de vários estados brasileiros e uma banda da Bolívia onde reuniram um grande público diverso durante as três noites de festival. O organizador do evento, Vinicius Lemos, falou da satisfação em realizar o evento: “Foi com muito trabalho, muita história e muita luta que conseguimos chegar a 10ª edição do Festival Casarão.”
Lemos ainda falou da luta em se chegar aos 10 anos organizando um festival conhecido por toda a região norte, filiado a ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e sem nenhum apoio financeiro: “" A principal dificuldade é que quem manda na cultura no estado e na prefeitura não sabem o que é cultura realmente. Um evento no porte do Festival Casarão que por 10 anos trouxe bandas que nunca tocariam em Porto Velho, cerca de 100 bandas já passaram pelo festival fazendo a cultura local circular no Brasil. É uma pena que esse sucesso seja desconhecido nas secretarias por total falta de sapiência desses órgãos. O governo local atendeu e nem respondeu oficialmente o evento, se limitando a esquivar como se nada tivesse haver com a cultura local. A prefeitura, na pessoa do presidente da fundação, tentou conseguir algo, mas fora a presidência, ninguém sabia da importância e nem sabiam o que era o evento”, desabafou Lemos, lembrando da importância do Festival Casarão para o estado de Rondônia: “Faltam aqui leis de incentivo ou mesmo preparo para analisar o que é bom para a cultura local. Já imaginou não termos Casarão em 2010? É, se acontecer poderemos colocar muito da culpa nas secretarias de culturas estadual e municipal, pela total omissão nesse caso."


RENOME NACIONAL – Vinicius Lemos falou também sobre o Festival Casarão colocar Rondônia no enfoque de mídias de todo o Brasil. “ Levar o nome de Porto Velho para conceituados nomes da mídia como Folha de SP, Revista Rolling Stone, MTV, Multishow, TV Cultura, JB, dentre mais de 50 veículos nesses 10 anos não é pouco, e é algo que as secretarias nem sabem, por pura desinformação sobre o que a cultura daqui faz. A circulação de bandas rondonienses pelos festivais a fora, o Varadouro (AC), o Calango (MT), o Grito Rock (MT), Vaca Amarela (GO), Bananada (GO), se dá justamente pela importância do Festival Casarão e pela sua movimentação. Não ajudar o festival é matar um foco da cultura local, deixando de lado a sua expansão em nível regional e nacional”, disse Lemos preocupado com o futuro de Festival Casarão.

4 comentários:

  1. Nós do Strep também queremos participar do festival em 2010. Queremos receber informações sobre o mesmo.

    Abraço,
    Renilda
    Produtora
    Strep
    www.strep.com.br
    www.myspace.com/bandastrep
    renilda.freire@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. olás...
    como faço para inscrever meu trabalho para o Casarão 2010? É possível?
    Aguardo retorno...
    Atenciosamente,
    Felipe Gomes
    felipegomes78@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Somos a banda ANTIQUARTA, de Recife - PE e gostaríamos de saber como nos inscrever para o Casarão 2010.

    Att.: Lorena Raia
    www.myspace.com/antiquarta

    ResponderExcluir
  4. Queremos participar do festival em 2010, gostaríamos de informações sobre as incrições.

    Att,
    Igor
    myspace.com/ffbrazil
    igor@ffbrazil.com.br

    ResponderExcluir