sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Astro da MTV fará show histórico no Festival Casarão


Uma das bandas de hardcore mais antigas do mundo, a banda paulista Ratos do Porão, estará fechando a programação do Festival Casarão no próximo domingo (6). Com mais de 20 anos de carreira, são referencia brasileira no gênero e reconhecidos internacionalmente, principalmente na Europa. Misturando riffs calcados no trash metal oitentista com os mais furiosos elementos dos trinta anos do punk, a banda Ratos do Porão é ao mesmo tempo um retorno à sonoridade direta do final dos anos 80 e um antídoto aos modismos efêmeros que a banda tem sistematicamente sobrevivido: sem papas na língua, o vocalista e apresentador da MTV, João Gordo aproveita o ensejo para detonar a onda emocore em “Equivocado” (“Good Charlotte é uma bosta, Simple Plan é uma bosta. Tudo que você gosta é uma bosta, sua vida de merda é uma bosta!!!”).


Mas a mira da metralhadora verbal peculiar aos Ratos de Porão não aponta apenas ao gosto musical dos adolescentes. Como têm feito nestes últimos vinte e cinco anos, eles mantém aqui a fórmula da “reportagem punk”: se no passado escreveram letras sobre o F.M.I., o Plano Cruzado, Fernando Collor e o massacre da Candelária, o cd “Homem inimigo do Homem”, lançado em 2006, é uma boa maneira de se conhecer o que há de errado com o mundo de hoje. “Pedofilia Santa” fala do papa e dos escândalos sexuais na igreja católica (“Catequese de ódio dentro de mim. Inquisição de merda vem vindo aí. Habemus papam senil macacada. Pedofilia santa dogmas da utopia. Sagrada hipocrisia não tem mais fim”). De 2006 a 2007, os diretores Fernando Rick e Marcelo Appezzato, filmaram o documentário “Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão”, com vídeos antigos inéditos e com entrevistas de todas as formações da banda. Em 2009, a produtora Black Vomit lançou em alguns festivais pelo Brasil, e uma versão em DVD da película deve sair ainda este ano. Num país em que nada é garantido, fica a certeza de que, daqui a 25 anos, os Ratos de Porão ainda estarão de pé, cada dia mais sujos e agressivos. Para quem sobreviveu às drogas, à violência, aos modismos e até mesmo à obesidade mórbida, o próximo quarto de século será moleza. A banda Ratos do Porão estará se apresentando no Festival Casarão, no domingo (06), no Clube Mirante 2 e Meio.

Segue logo abaixo uma entrevista exclusiva com o baixista Juninho, da Ratos do Porão:


Qual a sensação de saber que a banda tem um grande número de fãs ansiosos tão longe?

A sensação é muito boa, e é assim que nos motivamos cada vez mais em estar tocando com a banda mesmo após tantos anos de existência. O que seria de uma banda sem os fãs? Não seríamos nada! Será um prazer enorme se apresentar pra uma galera que supostamente nunca nos viu ao vivo.

Como se sentem em saber que vão tocar no maior Festival de música independente de um estado tão longe da região central que é Rondônia ?

Esse tipo de festival sempre nos anima bastante. Não só em Rondônia, mas em várias outras cidades de todo o Brasil estão crescendo esses tipos de festivais independentes. Fica claro pra gente que faz um trabalho honesto de gente que batalha contra a correnteza, que está lutando pra trazer bandas como o Ratos de Porão pra cidades não convencionais de festivais que já existem a muito tempo.

O que sabem sobre Rondônia e Porto Velho?

Eu sinceramente não conheço muita coisa, nunca estive por ae, mas conheço algumas pessoas que me escrevem, então praticamente tenho contato de trocar idéia com alguns fãs da banda. E com todas essas pessoas que converso percebo uma grande ansiedade para esse evento.

Deixem uma mensagem pra galera que aguarda com muita ansiedade a vinda do João Gordo e de sua banda Ratos do Porão.

Espero que o trabalho de todos na realização desse evento resulte num grande festival de competência que só tenha tendência para crescer e à cada ano aumentar, podendo assim levar mais bandas para Rondônia. O show do RDP será um resumo da história da banda, iremos tocar músicas de todas as épocas e praticamente de todos os discos, e estamos ansiosos para um grande público fiel que merece muito todo esse esforço de todos. Um abraço e estamos chegando ae!







Mari Camata - Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário